Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation

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  • Equipe De Projeto: Roberto González García, Luis González Cabrera, Alberto Heras, Ismael Medina Manzano, Jesús Meseguer Cortés, Paola Pardo-Castillo, Rajvi Anandpara, Juan David Barreto, Inês Barros, Ludovica Battista, Shubhankar Bhajekar, Elise Durand, Drishti Gandhi, Maria Karagianni, Bansi Mehta, Alessandro Peja, Meeerati Rana, Mishti Shah, Saumil Shanghavi
  • Engenharia Estrutural: Iago González Quelle, Víctor García Rabadán (Qube Engenharia de Estruturas)
  • Engenheiro De Serviços: Juan Antonio Posadas (JG Engenheiros)
  • Equipe De Inspeção: Javier González Nieto, Javier Mach Cestero (Arquitetos Técnicos)
  • Ecologia E Edafologia: Jorge Basarrate, Álvaro Mingo (Mingobasarrate)
  • Gestão De Projeto: Ángel David Moreno Casero, Carlos Peñalver Álvarez, Almudena Antón Vélez
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
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Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Escola Reggio é baseado na ideia de que os ambientes arquitetônicos podem despertar nas crianças o desejo de exploração e investigação. Dessa forma, o edifício é pensado como um ecossistema complexo que possibilita aos alunos direcionar sua própria educação por meio de um processo de experimentação coletiva autodirigida - seguindo as ideias pedagógicas que Loris Malaguzzi e pais, na cidade italiana de Reggio nell' Emilia, têm desenvolvido para potencializar a capacidade das crianças de lidar com desafios e imprevisibilidades. 

Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation - Fachada
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O projeto, a construção e o uso deste edifício buscam ir além do paradigma da sustentabilidade para se envolver com a ecologia como uma abordagem onde o impacto ambiental, alianças mais do que humanas, mobilização material, governança coletiva e pedagogias se cruzam através da arquitetura.

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© José Hevia
Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation - Fotografia de Interiores, Concreto
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A sobreposição da diversidade como ambiente de autoformação. Evitando a homogeneização e os padrões unificados, a arquitetura da escola visa tornar-se um multiverso onde a complexidade do ambiente se torna legível e experiencial. Ela opera como um conjunto de diferentes climas, ecossistemas, tradições arquitetônicas e regulamentações. A sua progressão vertical inicia-se com um térreo comprometido com o terreno, onde se situam as salas de aula dos alunos mais novos. Os níveis superiores são onde os alunos das classes intermediárias convivem com tanques de água e solo recuperado que, por sua vez, nutrem um jardim interior o qual chega até os níveis mais altos por meio de uma estrutura de estufa. As salas de aula dos alunos maiores organizam-se em torno deste jardim interno, como numa pequena aldeia. Esta distribuição de usos implica um processo de amadurecimento permanente que se traduz na capacidade crescente dos alunos de explorarem o ecossistema escolar sozinhos e/ou com os seus pares.

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Diagrama Axonométrico

Uma assembleia mais que humana como coração da escola. O segundo andar - formalizado como um grande vazio aberto por arcos em escala de paisagem para os ecossistemas circundantes - é concebido como a principal praça social da escola. Aqui, a arquitetura incentiva professores e alunos a participar da gestão escolar e a interagir com as paisagens e territórios circundantes. Esta área central de 465 metros quadrados tem mais de 8 metros de altura e é concebida como uma ágora cosmopolítica; um espaço semifechado atravessado pelo ar temperado pelas azinheiras da paisagem vizinha. Ecologistas e cientistas do solo projetaram pequenos jardins feitos especificamente para abrigar e nutrir comunidades de insetos, borboletas, pássaros e morcegos. Aqui convivem atividades mundanas, como a ginástica, com discussões sobre como a escola funciona tal qual uma comunidade e como se relacionar com os córregos e campos vizinhos. Em última análise, este andar serve como uma "assembleia mais do que humana", onde alunos e professores podem se conectar com os ecossistemas dos quais fazem parte.

Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation - Fotografia de Interiores
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Visibilidade dos sistemas mecânicos como oportunidade pedagógica. Como alternativa aos esforços comuns da arquitetura para esconder os sistemas mecânicos, todos os serviços são visíveis para que os fluxos que mantêm o edifício ativo se tornem uma oportunidade para os alunos questionarem como seus corpos e interações sociais dependem de trocas e circulações de água, energia e ar. O edifício permite que tubos, conduítes e cabos se tornem parte de seu ecossistema visual e material.

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Desbastar, esfolar e amassar como uma estratégia ambiental acessível. No contexto do sul da Europa, onde soluções sustentáveis ​​de alta tecnologia estão disponíveis apenas para edifícios de alto orçamento, corporativos ou patrocinados pelo Estado, este volume desenvolve uma estratégia de baixo orçamento para reduzir sua pegada ambiental com base nos seguintes princípios de projeto:

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1. Verticalidade para reduzir a ocupação do solo. Em vez de optar por uma ocupação do solo em expansão horizontal – como é o caso de 90% dos projetos escolares – a Escola Reggio é um edifício vertical compacto. Esta decisão de projeto minimiza o impacto do edifício, otimiza a necessidade geral de fundações e reduz radicalmente sua taxa de fachada.

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Planta - Nível 2
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Corte

2. Redução radical da construção. Nenhum revestimento, nenhum teto falso, nenhum piso técnico elevado, nenhum revestimento de parede e nenhuma fachada ventilada são usados neste edifício. A quantidade total de material usada nas fachadas, coberturas e divisórias internas do edifício foi reduzida em 48% apenas com a substituição de grande parte da construção por estratégias simples de isolamento térmico e distribuição de sistemas mecânicos. O resultado apresenta um edifício nu onde a visibilidade não editada de seus componentes operacionais define sua estética.

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3. Um invólucro espesso de isolamento vivo. O envoltório de cortiça é simultaneamente isolamento térmico e suporte para uma vida "mais do que humana". 80% da envolvente do edifício está exteriormente coberta por uma cortiça densa projetada de 9.700 Kg/m3 e 14,2 cm. Esta solução natural, desenvolvida especificamente pelo Office for Political Innovation para este projeto, é utilizada tanto na parte vertical como na parte inclinada do volume exterior para proporcionar um isolamento térmico de R-23,52, o dobro do exigido pela regulamentação de Madri. Isso se soma à redução passiva de 50% da energia consumida ao aquecer o interior da escola. Além disso, a superfície irregular da projeção de cortiça é desenhada para permitir que o material orgânico se acumule, de modo que a envolvente do edifício acabe por se tornar o habitat de inúmeras formas de fungos microbiológicos e vida vegetal e animal.

Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation - Fotografia de Interiores, Janela
© José Hevia

4. Mais pensamento, menos material. Liderada pelo pesquisador e engenheiro estrutural Iago González Quelle, a equipe moldou, analisou e dimensionou a estrutura do edifício para que a espessura das paredes de carga pudesse ser reduzida em média mais de 150 mm em comparação com as estruturas convencionais de concreto armado. No geral, isso implicou uma redução de 33% na energia incorporada na estrutura do edifício.

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Localização do Projeto

Endereço:C. de San Enrique de Ossó, 48, 28055 Madri, Espanha

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Reggio / Andrés Jaque / Office for Political Innovation" [Reggio School / Andrés Jaque / Office for Political Innovation] 06 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993123/escola-reggio-andres-jaque-office-for-political-innovation> ISSN 0719-8906

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